Governo Federal vai vender sua participação em imóveis de Alphaville

30/04/2018
Imóveis em área de aforamento poderão ter sua parte adquirida e evitar as multas de laudêmio

A União anunciou que irá vender sua parcela em imóveis aos proprietários, mantidos pelo chamado contrato de aforamento. E o primeiro local a ter a medida será a região de Alphaville e Tamboré, nos municípios de Barueri e de Santana de Parnaíba.

As informações foram divulgadas pelo jornal Estado de S. Paulo. No modelo, particulares possuem 83% das propriedades, enquanto o Governo Federal tem 17%, fatia que será vendida e pela qual a gestão espera receber até R$ 1,4 bilhão.

Essa condição existe na região desde os anos 1960, ainda antes da formação dos residenciais formados no bairro de Alphaville, que foi criada como uma forma de negociar impostos no período. Na região, seriam colocados à venda a parte da União em 48 mil imóveis.

Na primeira fase do processo, serão 4 mil imóveis na área industrial de Alphaville. Pela lei em vigor, quem pagar à vista tem desconto de 25%. O valor poderá ser parcelado em 60 vezes. Técnicos da Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento farão as avaliações das áreas para definir o preço que os atuais foreiros terão que pagar.

A medida está sendo usada pelo governo para reforçar o Caixa da União.

Fonte: Folha de Alphaville Online