Dicas de limpeza e conservação predial

03/05/2018
Confirma como manter seu condomínio

1. INTRODUÇÃO

Desde a pequena empresa às grandes corporações do mercado, a limpeza e conservação predial é um fator muito observado. Com a especialização cada vez maior dos gerentes de facilities, as técnicas e os resultados têm se aprimorado bastante.

Atualmente, esses profissionais desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento de um negócio, especialmente na área de limpeza predial. No entanto, por ser um trabalho tão importante — e, por vezes, complexo — é natural que existam dúvidas e até desconhecimento de todas as responsabilidades, possibilidades e tendências de mercado.

Para sanar todas essas dúvidas sobre o tema e tornar as técnicas de facility management mais eficazes, preparamos este material.

A seguir, você terá acesso a um conteúdo rico e completo sobre a limpeza e conservação predial. Utilize este guia para aprimorar os processos em sua empresa e ter o seu trabalho reconhecido. Boa leitura!

2. ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO PREDIAL

Para que um guia seja realmente útil, muito mais do que ensinar dicas e passos, ele deve demonstrar a relevância daquilo que propõe. Aliás, isso auxilia e justifica todo o entendimento do material.

Assim, iniciaremos este post ressaltando a importância que processos de limpeza e conservação têm no alcance dos objetivos do negócio.

Entre os vários patrimônios que um empreendimento possui, o prédio no qual a sede está localizada merece uma atenção especial. Responsável por receber, diariamente, funcionários, fornecedores e clientes, esse local demanda cuidados extras.

Ocorre que algumas empresas ainda negligenciam os cuidados com sua infraestrutura e acabam sofrendo com inúmeros problemas, como:

diminuição da vida útil do imóvel;

desvalorização financeira do prédio;

aumento de problemas estruturais — vazamentos, curto-circuitos etc;

abalos na imagem empresarial;

maior incidência de doenças laborais;

influência negativa na motivação e na produtividade dos colaboradores.

Quanto ao último problema apresentado, é preciso observar o impacto que um ambiente de trabalho sujo e desorganizado tem no cotidiano dos funcionários. Ora, assim como a infraestrutura, o capital humano é essencial para o crescimento de um negócio. Se os funcionários não produzem, a empresa não cresce e, se ela não cresce, certamente não sobreviverá por muito tempo no mercado.

Um prédio mal conservado e sem os devidos cuidados com limpeza afeta a motivação do grupo. Dificilmente um indivíduo consegue manter-se concentrado e disposto a trabalhar quando o ambiente ao seu redor não contribui para isso.

Assim, o presente material e os procedimentos que serão aqui apresentados podem ser cruciais para o bom funcionamento de uma empresa e, até mesmo do setor público.

Independentemente do ramo de atuação — saúde, serviços, ensino e educação, indústrias, etc — os cuidados com o prédio devem fazer parte da rotina empresarial — e encarados de maneira estratégica.

Dito isso, podemos prosseguir com o nosso guia!

3. SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE LIMPEZA FEITOS EM FACHADA

Agora que você já compreende melhor a importância de aprimorar os processos de limpeza e conservação predial, podemos passar para a parte prática do post.

Inicialmente, vamos apresentar os cuidados com a área externa da empresa, isto é, a fachada. Em seguida, daremos dicas para cuidar melhor do ambiente interno do prédio.

A fachada é o seu cartão de visitas. Ela representa o primeiro contato do cliente com sua empresa. Por isso, para que você consiga sempre causar uma boa impressão e, é claro, manter o prédio em boas condições de funcionamento, selecionamentos algumas sugestões e informações.

3.1. LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE VIDROS

Há algum tempo, quase não havia fachadas de vidro em prédios. Entretanto, atraídos pela beleza, transparência, modernidade e pelo grande impacto visual que esse material proporciona, tornou-se uma tendência entre engenheiros e arquitetos.

Com isso, é cada vez mais comum encontrarmos prédios inteiros revestidos de vidro — e até portas e janelas nesse novo padrão. No entanto, toda essa beleza e funcionalidade tem um custo e a equipe de limpeza deve ser eficiente nesse aspecto.

A primeira noção que um gerente de facilities precisa ter é que contar com uma equipe treinada e preparada para executar esse tipo de serviço é vital para a preservação do vidro. Ou seja, encontrar uma empresa de limpeza eficiente e qualificada é a primeira providência a ser tomada.

Além disso, existem algumas dicas importantes para a correta execução da limpeza e conservação de vidros. Veja a seguir:

UTILIZE PRODUTOS ADEQUADOS A ESSE TIPO DE MATERIAL

A dica pode parecer óbvia, mas ainda é comum o uso de soluções caseiras na limpeza de vidros. Desde sabão em pó a detergente de cozinha, a utilização de produtos impróprios para esse tipo de higienização é prejudicial.

Em resumo, produtos químicos de limpeza são desenvolvidos e testados para funcionarem em algum material específico e, provavelmente, não serão tão eficientes em outros itens.

No caso do sabão em pó, por exemplo, ele foi criado para retirar a sujeira de tecidos. Quando utilizado em vidros, pode manchá-los, afetar sua estrutura — a reação pode causar corrosão — e, assim, retirar todo o brilho e transparência.

NÃO DESCUIDE DA SEGURANÇA DOS FUNCIONÁRIOS

Imagine a limpeza de um prédio de vários andares e todo em vidro. Um trabalho que, por si só, já é complexo, demandará um treinamento e cuidado ainda maior.

É por esse motivo que a terceirização de serviços de limpeza é tão indicada e eficiente. A empresa contratada possui todo o conhecimento e materiais de segurança necessários para executar a tarefa de maneira rápida, eficiente e sem riscos à integridade dos funcionários.

Portanto, se você não tem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários, ferramentas — andaimes, cordas, limpadores, etc, — e, principalmente, se a sua equipe pessoal não é preparada para esse trabalho, não coloque seus funcionários em risco. Contrate a prestação de um serviço de limpeza especializado!

ESCOLHA O DIA CERTO PARA REALIZAR A LIMPEZA

Poucas pessoas sabem, mas a limpeza de vidros deve ser realizada em dias nublados ou, ao menos, quando há pouca incidência solar no local.

O sol, além de secar o produto aplicado mais rápido, pode estimular reações químicas que acabam manchando e prejudicando a transparência das vidraças, portas e janelas.

FIQUE ATENTO A SINAIS DE POSSÍVEIS ACIDENTES

Durante a limpeza dos vidros é importante que a equipe fique atenta à existência de rachaduras, trincas e lascas.

A orientação é que, especialmente em fachadas, sempre que esse tipo de irregularidade for identificado, a troca da peça deve ser realizada imediatamente — para evitar acidentes e ferimentos em funcionários ou pedestres.

3.2. LAVAGEM DE TELHADOS

Os telhados também merecem cuidados de limpeza e conservação. Por não serem tão visíveis como os vidros, eles costumam ser esquecidos — e o preço por tal descuido pode ser alto.

Como ficam expostos ao sol e à chuva, é comum sofrerem um desgaste maior e acumularem sujeiras e fungos com o tempo. Isso transmite a imagem de que o telhado é velho e desvaloriza o imóvel.

Confira algumas dicas para conservar o seu telhado por mais tempo:

FIQUE ATENTO À SEGURANÇA DOS FUNCIONÁRIOS

Mais uma vez, por ser um trabalho executado em locais altos, é fundamental seguir regras básicas de segurança. A utilização de EPI, como luvas, capacetes e botas antiderrapantes, evita acidentes graves e, por isso, esses equipamentos não deve ser esquecidos.

Além disso, é preciso preparar o ambiente. Sinalize ao redor do prédio e retire qualquer objeto que possa ser danificado com o escoamento da água.

UTILIZE OS EQUIPAMENTOS CORRETOS

A limpeza do telhado pode ser muito mais eficaz e rápida quando se faz uso dos equipamentos e ferramentas adequados.

Nesse sentido, é aconselhável utilizar lavadoras de alta pressão, pois elas são mais eficientes na remoção desse tipo de sujeira

TOME CUIDADO PARA NÃO DANIFICAR AS TELHAS

Por serem materiais frágeis, é possível que, durante o deslocamento de pessoal no telhado, algumas telhas se quebrem.

Além do prejuízo financeiro, esse tipo de problema pode causar acidentes como cortes e quedas de funcionários.

Por essa razão, é interessante que a equipe seja treinada quanto a melhor maneira de se deslocar sobre telhados e, também, utilize equipamentos e acessórios que minimizam a possibilidade de acidentes.

FAÇA INSPEÇÕES REGULARES

O telhado costuma ter uma durabilidade muito grande. Por esse motivo, muitos gestores acabam adiando as vistorias. Se isso tem acontecido em sua empresa, fique atento!

Via de regra, as telhas podem quebrar ou rachar com o tempo, e a madeira utilizada pode ser acometida por cupins e fungos — principais responsáveis pelos problemas de infiltrações.

Portanto, faça inspeções regulares. Não espere que o telhado esteja comprometido para tomar providências. Isso reduz seus gastos e prolonga a vida útil da cobertura.

3.3. LIMPEZA EM TANQUES

Você tem se preocupado em higienizar os tanques de sua empresa? Eles estão presentes em diversos segmentos e são utilizados, principalmente, para armazenar produtos, como água, óleos e alimentos.

Com o passar do tempo, é comum haver uma acumulação de resíduos nesses locais, e isso pode comprometer a capacidade de armazenamento e, obviamente, contaminar o produto.

Nesse cenário, para assegurar a qualidade e a eficiência desse tipo de armazenamento — além da segurança dos insumos e produtos —, uma empresa de limpeza é, de fato, a melhor solução.

Uma prestadora especializada nesse tipo de tarefa, realizará o procedimento, de maneira manual ou mecânica, após avaliar e identificar o tipo de resíduo e sujeira ali presente.

Enfatiza-se que tais procedimentos são complexos e exigem a utilização de maquinário e produtos específicos, sendo muito vantajoso para a empresa repassar tal responsabilidade a profissionais qualificados.

4. CONHEÇA OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE LIMPEZA INTERNA

Você já aprendeu a manter a fachada e área externa de sua empresa adequadamente higienizada, portanto, agora podemos nos dedicar à área interna e todas as suas particularidades.

Para tanto, selecionamos alguns processos que você não pode deixar de executar. Acompanhe!

4.1. LIMPEZA DE BANHEIROS

Os banheiros de uma empresa recebem um fluxo intenso de funcionários e visitantes. Tais ambientes demandam muita atenção de um gerente de facilities, pois é essencial manter a limpeza e higienização desses locais.

Um banheiro limpo e com aroma agradável transmite uma sensação de bem-estar e ainda reforça a imagem de uma empresa séria e comprometida com as normas de saúde e higiene.

Portanto, fique atento nessas dicas que favorecem a boa execução da tarefa:

tenha um cronograma eficiente de limpeza;

determine uma equipe responsável pela tarefa;

utilize produtos adequados;

não deixe faltar papel higiênico, papel toalha, álcool e sabonete líquido;

escolha produtos com aroma delicado e suave;

instale placas orientadoras — “Não fume nesse local”, “Não jogue papel no vaso”, “Dê descarga” etc;

mantenha os espelhos limpos e conservados.

Lembre-se de que todos esses cuidados farão toda a diferença e causarão uma boa impressão em todos que utilizarem os banheiros, inclusive em seus superiores.

4.2. COLETA DE RESÍDUOS

A coleta de resíduos é um ponto crítico quando o assunto é limpeza predial. Em ambientes hospitalares, por exemplo, a retirada e o descarte adequado do lixo é uma norma de segurança importante e precisa ser seguida à risca.

Apesar da grande importância do processo, existem boas práticas que asseguram bons resultados e permitem que a empresa, o hospital ou a clínica funcione sem enfrentar problemas com o acúmulo de lixo e resíduos:

faça a coleta de lixo e resíduos diariamente;

adote o sistema de coleta seletiva na empresa;

separe materiais perigosos;

instale lixeiras em todos os ambientes;

faça uso de sacos resistentes e apropriados para o tipo lixo.

4.3. LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE CARPETES, CORTINAS E PERSIANAS

Carpetes, cortinas e persianas são comuns em ambientes empresariais. No entanto, todos esses materiais acumulam muita poeira e, por isso, precisam ser higienizados periodicamente.

Como você sabe, o pó e os fungos que podem se instalar nesses locais são extremamente prejudiciais à saúde humana e representam uma baixa na produtividade da empresa — colaboradores doentes não trabalham bem e tiram mais dias de atestados médicos.

Assim sendo, a orientação é realizar a higienização frequentemente. Para que a limpeza seja mais completa, utilize bons aspiradores de pó e produtos que eliminam a existência de fungos, mofo e demais microrganismos que podem se acumular.

Quanto ao carpete, preste muita atenção! Por serem instalados em locais de passagem e trânsito, é normal que acumulem muita sujeira e contenham marcas de sapatos e móveis.

Para prolongar a vida útil desses produtos e mantê-los sempre bonitos e limpos, não utilize vassouras e água na limpeza, pois o ideal é realizar a limpeza a seco.

Ademais, em caso de manchas e resíduos difíceis de serem retirados, utilize equipamentos e produtos adequados. Dessa forma, você não danifica as fibras e consegue um resultado muito mais profissional na limpeza.

5. CONHEÇA OS 6 BENEFÍCIOS DA LIMPEZA PREDIAL

Já estamos chegando ao fim deste material e esperamos que, até aqui, você tenha absorvido muitas dicas valiosas para o dia a dia em sua empresa.

Mas, caso ainda esteja em dúvida sobre o quanto as informações acima são fundamentais para seu negócio, reunimos os principais benefícios da limpeza e manutenção predial.

Portanto, continue atento e descubra quais são esses benefícios!

5.1. MAIOR VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Já citamos algumas vezes que os processos de limpeza e conservação predial contribuem para uma maior valorização do imóvel — e isso pode ser apontado como um dos maiores benefícios. Afinal, empreendedores gostam de preservar seus ativos e mantê-los sempre valorizados.

Em uma negociação, por exemplo, um prédio que segue todos esses protocolos sai na frente. Ao visitar o imóvel, o comprador poderá observar que o proprietário sempre se importou com a manutenção de uma infraestrutura adequada, o que é um importante diferencial.

Lembre-se que, via de regra, prédios que passam por processos eficientes de limpeza e conservação permanecem novos por mais tempo e dificilmente apresentam problemas estruturais.

5.2. GANHO DE PRODUTIVIDADE

A alta produtividade é um aspecto perseguido por qualquer empreendimento. Assim, independentemente de sua empresa ser um hospital ou uma faculdade, ser produtiva é o que a mantém competitiva.

Nesse aspecto, não restam dúvidas de que a manutenção predial é fator determinante para o alcance desse objetivo. Um prédio bem conservado fornece aos funcionários e colaboradores as condições ideais para executarem um trabalho de excelência. Quando tudo funciona adequadamente, sua equipe não perde tempo e produz muito mais.

Além disso, conforme já mencionado, a limpeza de um ambiente empresarial está diretamente ligada à motivação e ao bem-estar de todos que ali trabalham. Isto é, contribui para o sucesso do seu negócio!

5.3. MAIOR CREDIBILIDADE À EMPRESA

O consumidor contemporâneo tem se tornado cada vez mais exigente e seletivo ao escolher em qual empresa confiar e empregar seu dinheiro. Por isso, é preciso estar atento a tudo que possa afetar essa relação.

Imagine que você seja gerente de facilities em um shopping center. Obviamente, a limpeza e a conservação — dos corredores, banheiros, lojas e praça de alimentação — é um fator crucial para melhorar as vendas.

Um shopping sujo com manchas no piso e nas paredes, por exemplo, não tem credibilidade para permanecer no mercado. O cliente não tem confiança e não se sente atraído a frequentar esse local — e o local rapidamente sofrerá os impactos financeiros desse descuido.

5.4. REDUÇÃO DE CUSTOS

A redução de custos é uma preocupação recorrente entre empresários. O desafio é realmente grande, já que é preciso cortar gastos sem afetar a qualidade e a eficiência do produto e do serviço prestado.

No entanto, focados em outras maneiras de alcançar tal objetivo, muitos gestores não se dão conta de que apostar na terceirização de serviços de limpeza e conservação é uma das escolhas mais inteligentes que se pode fazer.

Cuidados e vistorias periódicas minimizam a ocorrência de sinistros e, normalmente, prevenir é sempre mais barato do que corrigir um problema.

Entenda melhor: a limpeza dos vidros na fachada, por exemplo, evita que eles fiquem esbranquiçados e sem brilho e, consequentemente, a empresa não terá o custo de trocar toda a vidraça.

Essa é, na verdade, uma dedução lógica: tudo aquilo que recebe um cuidado constante tem uma vida útil maior e, por isso, demanda menos custos no futuro.

5.5. MELHORIAS NO CLIMA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO

Além dos benefícios citados, é possível observar que corporações que investem nesse tipo de estratégia experimentam uma melhoria considerável em seu clima organizacional.

Existem inúmeros fatores que influenciam na satisfação e na motivação de um funcionário em continuar trabalhando em uma empresa — e a percepção de que o negócio está sempre investindo na qualidade da limpeza do ambiente de trabalho é um ponto interessante.

Quem não gosta de trabalhar em uma empresa em que tudo funciona adequadamente e todos os ambientes e equipamentos estão limpos e organizados? Um local de trabalho assim é menos estressante e transmite confiança e tranquilidade aos colaboradores.

Os efeitos são facilmente percebidos: funcionários felizes, com saúde preservada e dispostos a darem o seu melhor em prol dos resultados do negócio.

5.6. MELHOR DESEMPENHO NOS NEGÓCIOS

A última vantagem apresentada nesse tópico diz respeito à melhoria do desempenho da empresa.

Entenda que, quando a limpeza e manutenção predial é bem executada, nenhum colaborador e gestor perde tempo com questões que não dizem respeito ao seu trabalho, mas que podem impedi-lo de produzir mais e fechar bons negócios.

Aliás, esse é um dos principais benefícios que uma terceirização proporciona a um empreendimento. Quando certas responsabilidades secundárias são transferidas para uma empresa qualificada e especializada no assunto, seu negócio tem mais tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.

6. CONCLUSÃO

Atualmente, para que uma empresa cresça e consiga operar de maneira produtiva, alcançando bons resultados e lucros, é necessário uma série de análises e ações.

A limpeza e a conservação predial tem sido muito relevante no contexto corporativo e pode ser entendida como uma estratégia de mercado que traz bons frutos a negócios de todos os segmentos.

Não restam dúvidas de que um gerente de facilities é um ator essencial para o sucesso empresarial, uma vez que ele é responsável por gerenciar com qualidade e eficiência os processos que permitem que uma empresa funcione harmonicamente, e encontre o cenário ideal para o aumento da produtividade.

Portanto, esperamos que esse material seja útil e contribua para que o dia a dia em sua empresa seja mais produtivo — e que você alcance uma limpeza e conservação predial de excelência.

Fonte: http://blog.morhena.com.br/